Institucional

A Instituição :  

O Centro de Estudos Judaicos Menashe "Beit Menashe",  é pioneiro no Brasil, a oferecer cursos de Judaísmo à distância com Rabinos devidamente reconhecidos pela comunidade judaica brasileira, rabinos estes diplomados e com formação reconhecida ( diplomas obtidos na Yeshivá ( Hebrew Union College – EUA, duração de 5 anos ). A empresa é devidamente registrada e com sede em Belo Horizonte – MG,  e é uma instituição de ensino religiosa, educacional e cultural, centrada no judaísmo progressista, oferecendo Curso de Judaísmo a distância, e conhecimentos bíblicos em geral , cursos estes  básicos, intermediários e avançados, de forma contemporânea, tendo como principais fontes, a Torá, o Tanach, o Talmud, a Cabalá, dentre outros, de forma a oferecer a comunidade em geral, cursos com um Judaísmo pleno, rico e pluralista, de uma religião com uma memória de 4 mil anos.     

Abordando a cultura, a prática, os ritos, a filosofia, á ética, a espiritualidade, o misticismo, as festas, as leis, a história, dentre outros. 

Quem Somos :  

Os acionistas, a diretoria, professores e demais colaboradores, são Judeus e Judias, associados e atuantes na Comunidade Judaica de Minas Gerais, especificamente da Congregação Israelita Mineira ( CIM ) que é filiada a Federação Israelita de Minas Gerais ( FISEMG ) e também a Associação Israelita Brasileira ( AIB ), no entanto, NÃO existe nenhum vinculo com estas associações. 

Mantemos nosso foco exclusivamente em Cursos de Judaísmo à Distância !

Missão : Difundir o estudo do judaísmo e de seu povo, de sua cultura, valores, filosofia, ética e outros, para a sociedade em geral, de forma contemporânea e inspirada nos valores do judaísmo progressista.

Visão : “ Tornar-se referência nacional e internacional,  em educação religiosa judaica, tendo como pilar a melhoria continua do ser humano.” 

Educação a Distância ( EAD ) : A Beit Menashe, acredita que o EAD será a melhor opção de educação, neste mundo em constante evolução e altamente tecnológico, otimizando nosso tempo, e tendo como premissa que possamos estudar à hora que quisermos, quer seja do dia ou da noite, assistindo as aulas quantas vezes quisermos, em qualquer lugar, bastando para isso termos acesso a internet,  um computador, um notebook, um Tablet ou até mesmo um celular. 

Judaísmo : O que o Judaísmo significa para a maioria das pessoas ? Noventa por cento delas acreditam resumir-se ao Shabat, ás festas religiosas, aos serviços na sinagoga, às leis dietéticas ( Cashrut ) , à circuncisão e aos rituais de luto.

Mas tudo isso não passa apenas de uma pequena parte de seu significado. O judaísmo é um sistema complexo que abrange todos os aspectos da vida: o indivíduo e a sociedade, modelos de comportamento, relacionamentos pessoais, casamento, vínculos entre patrão e empregado, regulamentações sobre impostos, integridade profissional, ética financeira, administração de um lar, de uma comunidade, de uma sociedade e de um estado. Em outras palavras, o judaísmo engloba a arte de viver em todas as suas manifestações.

O objetivo maior do judaísmo é a construção de uma sociedade mais justa, inspirada pela visão do homem criado à semelhança de D’us, e inspirando um modelo que o mundo queira imitar, tendo como premissa as Mitsvót ( mandamentos, leis ). No mundo ocidental, não estamos familiarizados com a ideia de fazer algo por ser um mandamento. Nos comportamos segundo valores morais – isto é, quando o fazemos – porque estamos habituados a um sistema de normas que a sociedade nos condicionou a ver como o modo correto de agir, e não por ser um mandamento de D’us.

Segundo a Torá o “ projeto ”  pelo qual D’us criou o mundo e o ser humano, com uma vida baseada na Torá e em suas Mitsvót, é uma receita segura para uma vida melhor e mais feliz. Afinal este é o “ manual de instrução do fabricante ”  para nossa vida.

 

Enquete
O que achou/acha dos cursos que a Beit Menashe oferece?Sua opinião é importante para que possamos manter a melhor qualidade.
Resultado