Parashiot anteriores clique aquí Parashá da semana clique aquí

Parashá da Semana

Parashá –  O que é Parashá ?  No hebraico, quer dizer porção, e  no plural, Parashiot, é o nome dado à porção semanal de textos da Torá . Também são conhecidas como Parashat haShavuá (Porção semanal) .

A Torá ( Pentateuco ou Livro de Moisés ) foi dividida no Judaísmo em 54 porções ou "Parashiot", de forma que judeus do mundo inteiro, possam ler e estudar toda a Torá em 1 ano, com uma porção lida a cada semana na sinagoga na manhã do Shabat ( Sábado ), e em maior profundidade em casa no mesmo dia, e ocasionalmente, há semanas com porções duplas, seguindo portanto um ciclo anual de estudos e a mesma Parashá é lida em todas as sinagogas do mundo inteiro no mesmo sábado.

A Beit Menashe, disponibiliza semanalmente a Parashá da Semana, com um resumo e comentários dos principais tópicos, sem a pretensão de esgotar ou mesmo aprofundar no assunto, trazendo algumas curiosidades e informações adicionais relevantes de algum assunto especifico, baseados em fontes adicionais tais como Talmud, Cabalá e outros.

E após a leitura da Parahá da semana, temos ainda a leitura da Haftará, (em hebraico ); "separação", "tomar licença", plural Haftarot que é uma série de seleções dos livros dos Neviim ("Profetas") da Bíblia Hebraica (Tanach).

Nosso resumo, não substitui portanto a leitura da Parashá, que deve ser feita com diligência, calma, profundidade e pesquisa em literaturas e estudos adicionais.

Boa leitura e Shavua Tôv !

Enquete
O que achou/acha dos cursos que a Beit Menashe oferece?Sua opinião é importante para que possamos manter a melhor qualidade.
Resultado